![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVgLBit_Loer_BrKhDfaHG7wR1ZwCBbtFzvCGW6qE9XBgoX9rua45-QFrKOxsJUAyf9Z8hKnDOJC87YQ5qEo6B2ZJDQr_XksTxyjWGS-VW5f-IOkRVEofqe1PqanIEhwVpKkrx5bkr44I/s320/cruz084.jpg)
Uma cruz célticaA Cruz céltica ou cruz celta, combina a cruz com um anel que lhe faz interseção por trás. É um símbolo que caracteriza os celtas, e suas origens são anteriores ao cristianismo. Esta cruz representa uma das principais formas na arte deste povo.
Símbolo político
As associações culturais da cruz céltica e a cruz do sol, da qual derivou - com conotações da cristandade, Westernness, e as tradições antigas Arianas - têm desde os anos 1960, encorajado a co-opção de uma forma estilizada como o emblema de vários grupos da extrema direita, particularmente em França, incluíndo o significativamente denominado Occident (Ocidente) e o GUD (Grupe Union Droit or Groupe Union Défense).
Nas décadas mais recentes, o símbolo foi adoptado pelo movimento White Nationalist, como um símbolo para a representação de todas as pessoas caucasianas europeias. Quando se utiliza este meio, às vezes chamado de "sun wheel" (roda do sol). O símbolo às vezes, também pode ser identificado com os nacionalistas radicais da Third Position (Terceira Posição) ou da persuasiva Catholic nationalist (Nacionalistas Católicos).
Este novo simbolismo eclipsou bastante o tradicional em França, Itália e muitos outros países Europeus.
As cruzes célticas também estão associadas a grupos políticos que defendem uma maior independência ou outras medidas relacionadas com as minorias célticas (cf Breton nationalism (Nacionalismo Bretão)).